Excessos Escondem Emoções.
20/12/2025
Emoções
Desmotivação, frustração, decepção, tristeza, euforia, angústia e até nostalgia são emoções que podem estar por trás de comportamentos e hábitos que se repetem em ciclos para compensação.
O consumo como consolo: É preciso reflexão com crítica para transformar a sensação do consumo como consolo. Compras excessivas e gastos não planejados despertam a impulsividade e o “eu mereço” como forma de fuga da realidade e comprometem a saúde mental, uma vez que um ciclo automático se inicia.
Aproveitar tudo que posso: Muita atenção ao pensamento de “aproveitar tudo que posso” como se não houvesse o amanhã. A ideia de que é preciso aproveitar motivado pela emoção despertada, pode te levar à exageros no consumo de álcool, alimentação e atitudes que trazem consequências futuras.
Agradar aos outros: Autoestima que não foi cuidada, amor próprio que não foi desenvolvido, a sobrecarga emocional gera a necessidade de agradar aos outros. Uma sensação de pertencimento e conexão devido a uma emoção te leva ao excesso na forma de se relacionar.
Como encontrar o equilíbrio: Para reconhecer o que sente e evitar que a emoção desperte excessos em seu comportamento, é preciso reconhecer o que sente para então lidar com cada emoção. O equilíbrio estará nas ações e até mesmo nos hábitos com a consciência do que está sentindo.
É possível construir a tomada de consciência do que sente e entender sobre como seu corpo reage de acordo com suas emoções e sentimentos.
Se você percebe exageros e excessos em seu comportamento e nos hábitos, é preciso atenção ao que sente e como lida com as emoções.
Alex Monfredini
Psicólogo Clínico/Neuropsicólogo
CRP: 691677