O que fazer com a ansiedade
20/12/2024
A forma como compreendemos nossos problemas tem efeito sobre como lidamos com eles. Talvez você esteja enxergando os problemas com o sono, o cansaço, a irritabilidade e a falta de interesse em fazer as coisas que antes eram divertidas e prazerosas para você.
Talvez você não tenha percebido que cada coisa, foi começando lentamente...
São mudanças no comportamento que influenciam o pensamento e os sentimentos, somos conectados fisicamente e emocionalmente.
Entenda que o comportamento (o modo como agimos e reagimos) pode mudar o ambiente (onde vivemos e estamos) e altera também os eventos na vida (situações e acontecimentos). Do mesmo modo que mudanças no pensamento afetam o comportamento, assim como o humor e a reações físicas alteram o ambiente.
São aspectos que interagem entre si e que cada um desses aspectos: comportamento, pensamento, ambiente e humor nos moldam para encarar a vida e todos os acontecimentos dela.
As mudanças em seu ambiente ou suas situações de vida causam alterações no pensamento, comportamento e humor-emoções, assim como os pensamentos causam alterações nas emoções, comportamento e afetam o ambiente.
Uma parte do aprendizado de como lidar com a ansiedade é aceitá-la e aprender a relaxar (mudança física) e buscar todo apoio ao que causa, desperta e ativa para que assim você cuide de tudo que foi identificado. Gerando sua mudança de comportamento.
Superar a ansiedade é entender e mudar os pensamentos para fazer mudanças em seu ambiente e nas situações de vida para experiências melhores. O mesmo pode acontecer com a mudança do ambiente e comportamento para redução do estresse, da sobrecarga, no aprender a dizer não a pedidos excessivos de outras pessoas, passar mais tempo com pessoas que o apoiam, interagir em ambientes saudáveis e praticar ações de autocuidado físico e emocional.
Quando sentir que a ansiedade está se intensificando, comece com a identificação: quando estamos ansiosos, temos a tendência de intensificar o pensamento, como a imaginar uma série de acontecimentos e resultados no pior dos cenários, enxergar mais perigo e fazer previsões, pensamentos como “E se...?”. Utilize esses pensamentos como uma pequena história e elabore um final para ela, visualizando o final ideal para a situação que você está vivendo.
O que fazer então com a ansiedade? A resposta está em se conhecer e utilizar estratégias e para isso. Se pareceu complicado ou difícil para você, saiba que a ajuda especializada com Psicólogo é o caminho mais saudável.
Alex Monfredini
Psicólogo Clínico/Neuropsicólogo
CRP: 691677